Somos uma entidade não governamental sem fins lucrativos com a finalidade de realizar projetos que promovam o desenvolvimento social através da educação e da cultura. Com esta missão, desenvolvemos projetos inovadores a partir da facilitação do acesso aos meios de produção culturais e ao conhecimento tecnológico e em diversos Estados brasileiros.
A entidade foi criada em 2007 por um grupo de artistas e educadores residentes em Palmas-TO, que já trabalhavam com educação através da arte e que queriam explorar novas dimensões de participação social, geradas a partir da sociedade de rede e da cultura digital.
Desta experiência nasceu o projeto Telinha de Cinema, um núcleo de experimentação multimídia dedicado à produção de vídeos de bolso (conteúdo audiovisual concebido a partir da apropriação das mídias portáteis). Através da parceria com o Instituto Vivo, nesse período, atuamos dentro e fora da escola formal, com alunos e educadores da rede publica da capital tocantinense.
Já no primeiro ano de atividades recebemos o Prêmio Edu.MOV (2007) - Instituto Telemig, como melhor projeto nacional de educação com uso de dispositivos móveis. Vendo a transformação de vida de mais de 200 jovens da periferia de Palmas, a entidade criou condições para que essa experiência partisse para um diálogo ainda mais profundo com a educação pública e que pudesse também ser vivenciada por comunidades de outros Estados.
Nestes três anos de experimentação desenvolvemos instrumentos pedagógicos, como um material didático próprio e metodologias de produção colaborativa, além de uma rede de parceiro, que facilitaram a reaplicação do Telinha de Cinema como uma tecnologia social. Pelos resultados, em 2009, a Fundação Banco do Brasil conferiu ao projeto o Prêmio de Tecnologia Social - Região Norte, numa iniciativa conjunta com a Petrobrás e a Unesco.
Outros Projetos
Telinha na Escola – Núcleo de produção multimídia escolar desenvolvido em quatro escolas públicas da periferia de Porto Velho – RO. A iniciativa parte da formação de uma equipe multidisciplinar de educadores que tornam-se facilitadores das atividades dos núcleos, onde anualmente 320 alunos do ensino médio aproximam das novas tecnologias através da produção coletiva de conteúdos multimídia a partir de temas previstos no currículo. Patrocinado pelo Instituto Vivo e com parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Rondônia. Realizado desde 2009. A partir do segundo semestre de 2010 o projeto será realizado também em Recife-PE e Fortaleza-CE. www.telinhanaescolarondonia.blogspot.com
Telinha Animada – Núcleo animação e desenvolvimento de jogos educativos para celular desenvolvido em parceria com o GEDJA – Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Jogos de Animação, voltado para alunos egressos do Telinha de Cinema. Atende a 10 jovens por ano em Palmas – TO. Realizado desde janeiro de 2010. www.gdja.com.br
Circuito Telinha na Escola – Circuito de oficinas dedicadas á formação de educadores da rede pública de 8 Estados brasileiros, através do desenvolvimento de práticas pedagógicas de incentivo a leitura e a produção textual através do uso do celular e das redes sociais. Até final de 2010 atenderá cerca de 500 educadores e estudantes de educação. Parceria com a Fundação Banco do Brasil e o Instituto Vivo. 16 oficinas realizadas nos Estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Pará e Rio Grande do Norte. Blogs hospedados no Blogspot : Salvador Educação e Arte; Guaraí Educação e Arte; Natividade Educação e Arte (criados até agora).
Semana de Educação e Artes Digitais - Evento anual realizado em Palmas, estreado em 2010, que reúne pesquisadores, artistas, educadores responsáveis por práticas que apropriam-se das tecnologias digitais, seja para inovar no processo de ensino/aprendizagem ou mesmo nos processos de produção cultural. Oferece gratuitamente oficinas, palestras, mostras de vídeos e intervenções artísticas interativas. Patrocinada pelo Instituto Vivo, co-realizado pelo Circuito Vivo Arte.Mov, apoiado por: Fundação Banco do Brasil, Instituto EDP, Fundação Cultural do Tocantins, Fundação Cultural de Palmas, Fundação Palmas de Ensino, Ciência e Tecnologia, Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, entre outros. www.semanaeducacaoearte.com.br
E se eu fosse o autor...? – Núcleo de produção de arte digital dedicado á crianças com idade entre 8 a 12 anos. Desenvolve atividades de letramento tecnológico a partir do estudo das históricas escolas das artes visuais e da literatura brasileira para produção de vídeos de bolso a partir da livre adaptação de peças literárias brasileiras. Começa em agosto de 2010 com duração de 12 meses, atende a 80 crianças. Patrocinado pelo Instituto EDP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário